Prêmio Açorianos de Música homenageará Lucio Yanel

por ABC do Gaúcho
Lucio Yanel
crédito: Divulgação

Um dos homenageados do Prêmio Açorianos de Música, que ocorre na próxima terça-feira, 1/11, em Porto Alegre, será o violonista Lucio Yanel, instrumentista que tantos músicos influenciou a partir de sua participação no cenário cultural gaúcho. A premiação também homenageará o centenário do samba, a obra de Nelson Coelho de Castro, StudioClio e Unimúsica. A cerimônia será dia 1º de novembro, às 20h30, desta vez no Teatro Renascença (e não no Auditório Araújo Vianna, como nas edições anteriores).

Maior premiação da música do Rio Grande do Sul, o Açorianos de Música 2015/2016 chega a sua 25ª edição mantendo uma tradição surgida na história recente do prêmio: além da entrega dos troféus, a festa terá temática própria, além de homenagens pontuais a artistas e instituições destacadas no cenário gaúcho.

Intercaladas com as entregas dos troféus nas 26 categorias do Prêmio, serão destacadas também três menções especiais. Uma será dedicada ao Unimúsica, projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), outra para o StudioClio Instituto de Arte e Humanismo.

Nossa destaque para a menção que será dada ao violonista Lucio Yanel, músico argentino radicado no Rio Grande do Sul desde os anos 1980, que influenciou o estilo interpretativo de muitos artistas do cenário regional e instrumental, como Yamandú Costa. Yanel já foi inclusive premiado com o Açorianos, em 2001 como Melhor Disco Instrumental e Melhor Instrumentista Regional, e em 2004 como Melhor Disco Regional com Acuarela del Sur.

SOBRE YANEL: “violonista argentino, nascido em Corrientes no dia 2 de maio de 1946. Don Lucio, como carinhosamente é chamado aqui no sul, é violonista, cantor, compositor, ator e folclorista argentino radicado no Brasil desde 1982. Com certeza, o universo conspirou a favor dos gaúchos quando o Mestre Lucio Yanel, depois de rodar o mundo, resolveu se radicar no Rio Grande do Sul. Mais sorte tivemos quando conheceu o pai de Yamandu Costa, Algacir Costa. Em 1982, após a guerra das Malvinas, a argentina estava em crise econômica. Muitos artistas partiram para a Europa, mas Dom Lucio resolveu voltar para São Paulo, cidade em que havia morado nos anos 70. Como passaria pelo Rio Grande do Sul, amigos pediram que entregasse alguns discos e partituras para Algacir em Passo Fundo. No dia 14 de julho de 1982 se conheceram e começaram uma amizade e parceria musical.
Então, arrumou trabalho pelo sul e foi ficando. Lúcio tocou em festivais, acompanhou músicos importantes (Astor Piazzolla, Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui, António Tarrago Ross), influenciou a forma de tocar de muitas gerações de violonistas. Ajudou a difundir alguns gêneros latino-americanos como a chacarera, o chamamé, o rasguido doble e a zamba no sul do país. Com certeza, tem a maior produção violonística da região. É um dos fundadores da “escola do violão gaúcho”. Foi professor de Yamandu Costa, Arthur Bonilla e Gabriel Selvage, entre tantos outros.

La del Sentimiento (1983);
Guitarra Pampeana (1986);
Aunque Vengan Degollando (1997);
Acuarela del Sur (2003);
Acuarela del Sur II (2006);
Misterios del Chamame (2009);
Folklore Argentino (2011) e
Dois Tempos (2001), em parceria com Yamandú Costa.
Obs.: participou de mais de uma centena de discos e DVDs ao lado de diversos artistas.”

FONTE: http://violaoeponto.com.br

teste
TAGS: homenagem, Lucio Yanel, Prêmio Açorianos, violão,

  Veja também

Luiz Carlos Borges

Tem Luiz Carlos Borges In Concert dias 29 e 30 no Theatro São Pedro

Um dos ícones da música regional gaúcha, Luiz Carlos Borges subirá mais uma vez ao palco de luxo do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dessa vez em dose dupla. Dias 29 e 30 de abril, às 21 horas ele apresentará o espetáculo Luiz Carlos Borges In Concert, onde fará o lançamento do álbum DoseDupla….

Márcia Freitas fará show dia 26

CD e DVD da 30ª Moenda serão lançados dia 26 de abril

No dia 26 de abril será lançado o CD e o DVD da 30ª Moenda da Canção e 6ª Moenda Instrumental com show da patrulhense Márcia Freitas (uma das premiadas no festival) e convidados, no Estrada Velha Pub e Chopperia. Lembrando que as inscrições para a 31ª Moenda e 7ª Moenda Instrumental vão até 4…

Triagem Sapecada

Definidas as músicas da 25ª Sapecada da Canção

Já estão definidas as músicas que participarão da edição de bodas de prata da Sapecada da Canção Nativa, que ocorrerá dia 12 de junho, no Parque Conta Dinheiro, junto com a 29ª Festa Nacional do Pinhão. A triagem, aberta ao público, ocorreu no CTG Barbicacho Colorado, e foi realizada pelos jurados Rafael Machado, Gabriel Selvage,…

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vertentes