Mutirão é feito para recuperar acervo do museu das missões

por ABC do Gaúcho
Acervo sendo transferido para o hotel
crédito:

Um mutirão de esforços está sendo feito em São Miguel das Missões para recuperar o rico acervo do Parque Histórico Nacional das Missões. Em um trabalho incansável de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e comunidade de São Miguel das Missões, o acervo que estava no Museu das Missões está sendo recuperado e transferido desde ontem por uma equipe de aproximadamente 40 pessoas, para o hotel Tenondé, que fica a 500 metros do sítio arqueológico e também para uma parte do museu que não foi destruída pelo tornado que atingiu a cidade, no domingo. A cidade decretou Situação de Emergência e além do sítio arqueológico, vários bairros foram atingidos. O sítio arqueológico de São Miguel das Missões foi declarado Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, pela Unesco, em 1983.

O ABC do Gaúcho falou com a técnica do Iphan Adriana Almeida, chefe do Parque Histórico Nacional das Missões, que informou sobre o trabalho feito desde ontem. “Estamos fazendo um levantamento dos estragos nas peças mas a maioria das peças maiores não sofreram maiores danos”, acredita a técnica, salientando que o levantamento segue nos próximos dias. “Parte das peças transferimos para uma parte do museu que não foi destruído e outra para o hotel, mas ainda não foi definido quando será aberto para visitação, já que primeiro tem que ser concluído esse levantamento”, disse Adriana.

*Na foto, parte do acervo sendo transferido para o hotel (crédito: Hotél Teondé)

O MUSEU: O Museu das Missões, no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, no município de São Miguel das Missões, abriga a maior coleção de arte sacra missioneira do País. Projetado pelo arquiteto Lucio Costa, foi criado com a intenção de abrigar em um só local as esculturas sacras missioneiras e os fragmentos arquitetônicos das antigas reduções, que se encontravam espalhados pela região. O acervo do museu é composto por artefatos de metal, esculturas de arte sacra, em madeira e arenito que vão de 15 cm a 2,20m, fragmentos diversos em madeira, peças da coletânea arqueológica em cerâmica e elementos arquitetônicos em madeira e arenito. Entre as peças está um sino de 1,8 toneladas, fundido em bronze pelos índios. (fonte: tvbrasil.ebc.com.br)

teste
TAGS: acervo, Missões, São Miguel,

  Veja também

Luiz Carlos Borges

Tem Luiz Carlos Borges In Concert dias 29 e 30 no Theatro São Pedro

Um dos ícones da música regional gaúcha, Luiz Carlos Borges subirá mais uma vez ao palco de luxo do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dessa vez em dose dupla. Dias 29 e 30 de abril, às 21 horas ele apresentará o espetáculo Luiz Carlos Borges In Concert, onde fará o lançamento do álbum DoseDupla….

Márcia Freitas fará show dia 26

CD e DVD da 30ª Moenda serão lançados dia 26 de abril

No dia 26 de abril será lançado o CD e o DVD da 30ª Moenda da Canção e 6ª Moenda Instrumental com show da patrulhense Márcia Freitas (uma das premiadas no festival) e convidados, no Estrada Velha Pub e Chopperia. Lembrando que as inscrições para a 31ª Moenda e 7ª Moenda Instrumental vão até 4…

Triagem Sapecada

Definidas as músicas da 25ª Sapecada da Canção

Já estão definidas as músicas que participarão da edição de bodas de prata da Sapecada da Canção Nativa, que ocorrerá dia 12 de junho, no Parque Conta Dinheiro, junto com a 29ª Festa Nacional do Pinhão. A triagem, aberta ao público, ocorreu no CTG Barbicacho Colorado, e foi realizada pelos jurados Rafael Machado, Gabriel Selvage,…

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vertentes