Índio Froilán ensina como fazer um bombo leguero

por ABC do Gaúcho
oficina
crédito:

O bombo leguero, um dos instrumentos mais marcantes da música latino-americana, foi tema de oficina na tarde dessa quinta-feira (5/5), no Museu do Trem, em São Leopoldo. O professor foi o índio argentino Froilán Gonzales, que ensinou como se faz um bombo, ao lado do músico Ernesto Fagundes, que também falou sobre a origem do instrumento. A atividade foi prestigiada por estudantes e músicos, que lotaram a estrutura montada junto ao Museu do Trem e que integra a programação da Aldeia Sesc Capilé. A oficina terminou com vários instrumentistas tocando o bombo, em um bonito momento de integração. Veja no vídeo abaixo a montagem de um bombo!

Froilán, que faz bombos desde os 9 anos de idade, em Santiago Del Estero, na Argentina, explicou que o bombo é feito de troncos de árvores, que são escavados. “A árvore precisa de pelo menos 25 anos para ter uma boa caixa de ressonância”, observou o argentino, salientando que uma árvore pode render até 18 bombos. “Esse tronco, já escavado, tem que estar bem seco, para então ser montado o bombo e para poder afinar, tirando as felpas de dentro com um formão.” Em seguida ele montou um bombo, mostrando o passo a passo.

A esposa de Froilán, Terê, observou que o instrumento que tem origem africana, na argentina tem características diferenciadas em cada região onde é feito. Ela conta em em Santiago Del Estero, há 14 anos é feita a marcha do bombo, sempre em 16 de julho. “Caminhamos por oito quilômetros, tocando, e na última caminhada reunimos em torno de 5 mil bombos”.

INGRESSOS ESGOTADOS: A oficina antecede o show de Ernesto Fagundes, que será nessa sexta-feira, às 20 horas, no Teatro Municipal em São Leopoldo. a entrada é franca, mas todas as senhas já foram retiradas, avisa o Sesc. Ernesto lançará na ocasião seu DVD Aires de Fronteira.

teste
TAGS:

  Veja também

Luiz Carlos Borges

Tem Luiz Carlos Borges In Concert dias 29 e 30 no Theatro São Pedro

Um dos ícones da música regional gaúcha, Luiz Carlos Borges subirá mais uma vez ao palco de luxo do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dessa vez em dose dupla. Dias 29 e 30 de abril, às 21 horas ele apresentará o espetáculo Luiz Carlos Borges In Concert, onde fará o lançamento do álbum DoseDupla….

Márcia Freitas fará show dia 26

CD e DVD da 30ª Moenda serão lançados dia 26 de abril

No dia 26 de abril será lançado o CD e o DVD da 30ª Moenda da Canção e 6ª Moenda Instrumental com show da patrulhense Márcia Freitas (uma das premiadas no festival) e convidados, no Estrada Velha Pub e Chopperia. Lembrando que as inscrições para a 31ª Moenda e 7ª Moenda Instrumental vão até 4…

Triagem Sapecada

Definidas as músicas da 25ª Sapecada da Canção

Já estão definidas as músicas que participarão da edição de bodas de prata da Sapecada da Canção Nativa, que ocorrerá dia 12 de junho, no Parque Conta Dinheiro, junto com a 29ª Festa Nacional do Pinhão. A triagem, aberta ao público, ocorreu no CTG Barbicacho Colorado, e foi realizada pelos jurados Rafael Machado, Gabriel Selvage,…

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vertentes