Filmes para conferir na Semana Farroupilha!

por ABC do Gaúcho
Os-senhores da guerra
crédito: Divulgação

Semana Farroupilha pode ser comemorada assistindo ótimos filmes sobre o assunto. E esse ano a TV aberta e o cinema nos reservaram pelo menos três ótimas opções! Que tal rever o filme O Tempo e o Vento, e o curta Fábula de Porongos, e ainda assistir a estreia do filme Senhores da Guerra? Todas as produções tem artistas gaúchos em seus elencos, muita pesquisa e informações preciosas, além de produções primorosas. Então confere ai as opções e assiste nossa história revisitada nas telinhas e telonas tchê!

FILME O TEMPO E O VENTO: na TV Globo, sábado, 17/9, após o programa Altas Horas, no Supercine. Rio Grande do Sul, final do século XIX. Com direção de Jayme Monjardim, tem no elenco atores como Thiago Lacerda, Marjorie Estiano,Fernanda Montenegro, Cleo Pires e Suzana Pires. No filme, as família Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará.

ESTREIA DO FILME OS SENHORES DA GUERRA: Filme de Tabajara Ruas, sobre famílias divididas pela política, entra em cartaz no dia 15 de setembro em 13 cidades – Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, Santa Maria, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Bagé, Pelotas, Caxias do Sul (RS), Chapecó (SC) e Juiz de Fora (MG). Tem no elenco, nomes do cenário nativista como Pirisca Grecco (que assina a trilha sonora), Bagre Fagundes e Rodi Borghetti. No filme, Julio Bozano, chimango e legalista, quer a manutenção do governo. Carlos, seu irmão maragato, é revolucionário, luta para derrubar o poder e criar um novo regime. Os irmãos acabam se enfrentando em campos opostos, numa violenta guerra civil. A história, baseada em fatos reais, se passa em 1923, mas poderia ser hoje. Baseado na obra homônima de José Antonio Severo, com produção executiva de Ligia Walper, recebeu dois Kikitos no Festival de Gramado: Prêmio Especial do Júri e Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Andrea Buzato. Não foi concessão para o currículo do diretor e escritor Tabajara Ruas – com dez romances e em seu quarto longa-metragem, entre eles Netto perde sua Alma, de 2001, quatro Kikitos e 12 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Tem Direção de Fotografia do veterano Ivo Czamanski, Direção Musical de Pirisca Grecco, Direção de Arte de Eduardo e Raiza Antunes, e roteiro de Tabajara Ruas e José Antônio Severo.

CURTA FÁBULA DE PORONGOS, DIA 21/9, 21 HORAS NA TVE/RS:
Fábula de Porongos, de Manuela Furtado, financiado pelo Fumproarte. O tema do curta é o episódio histórico de Porongos, ocorrido em novembro de 1844 no Cerro de Porongos, localizado em Pinheiro Machado, durante a Revolução Farroupilha. Na ocasião, o Corpo de Lanceiros Negros, integrado por cerca de 800 homens desarmados, tentou resistir ao ataque das forças imperiais, mas a quase totalidade de seus integrantes foi morta. Há divergências sobre como aconteceu a batalha: para uns foi uma traição dos líderes farroupilhas, para outros foi um ataque surpresa do exército imperial. O fato, segundo historiadores, é que as condições entre as tropas eram desiguais.

teste
TAGS: Fábula de Porongos, filmes, O Tempo e o vento, Os Senhores da Guerra,

  Veja também

Luiz Carlos Borges

Tem Luiz Carlos Borges In Concert dias 29 e 30 no Theatro São Pedro

Um dos ícones da música regional gaúcha, Luiz Carlos Borges subirá mais uma vez ao palco de luxo do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dessa vez em dose dupla. Dias 29 e 30 de abril, às 21 horas ele apresentará o espetáculo Luiz Carlos Borges In Concert, onde fará o lançamento do álbum DoseDupla….

Márcia Freitas fará show dia 26

CD e DVD da 30ª Moenda serão lançados dia 26 de abril

No dia 26 de abril será lançado o CD e o DVD da 30ª Moenda da Canção e 6ª Moenda Instrumental com show da patrulhense Márcia Freitas (uma das premiadas no festival) e convidados, no Estrada Velha Pub e Chopperia. Lembrando que as inscrições para a 31ª Moenda e 7ª Moenda Instrumental vão até 4…

Triagem Sapecada

Definidas as músicas da 25ª Sapecada da Canção

Já estão definidas as músicas que participarão da edição de bodas de prata da Sapecada da Canção Nativa, que ocorrerá dia 12 de junho, no Parque Conta Dinheiro, junto com a 29ª Festa Nacional do Pinhão. A triagem, aberta ao público, ocorreu no CTG Barbicacho Colorado, e foi realizada pelos jurados Rafael Machado, Gabriel Selvage,…

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vertentes