Encontro Nacional de Acordeon de 18 a 20 de maio em São Leopoldo

por ABC do Gaúcho
Gaiteiros divulgando o encontro
crédito:

Começa nessa quarta-feira, 18/5, e segue até sexta-feira, dia 20, o 1º Encontro Nacional de Acordeon PRESTO-Sesc, em São Leopoldo. O evento reunirá acordeonistas de todo o Brasil e entre os destaques da programação estarão os acordeonistas Toninho Ferragutti (SP), Renato Borghetti e Oscar dos Reis (RS). O encontro tem entrada franca. Na foto, os alunos da Oficina de Acordeon, que realizaram um cortejo pela Rua Independência em São Leopoldo, para divulgar o Encontro Nacional.

A proposta, segundo o Sesc, é proporcionar um espaço de reflexão e produção de conhecimento acerca do acordeon, seu ensino e prática. Para isso o evento traz à São Leopoldo um dos expoentes neste instrumento no Brasil, O paulista Toninho Ferragutti, músico, compositor, arranjador, que ministrará um Marterclass, dia 19.

O encontro tem coordenação artística do acordeonista Fernando Ávila e coordenação de produção é Ailton Abreu. Também estão na organização a professora de técnica vocal e cantora Lúcia Passos, diretora artística da PRESTO, e Andrea Guedes, gerente do Sesc São Leopoldo.

ARTE GAÚCHA: Um dos shows do evento será com o projeto Arte Gaúcha, que propõe uma releitura de clássicos da música gaúcha – tradicional/folclórica e popular, integrando-se à linguagem da música erudita. Esta junção é possível através de arranjos especialmente elaborados e interpretados por uma formação instrumental pouco comum na realização deste repertório: quarteto de cordas, voz & violão, acordeon, percussão. O grupo é composto por Jacson Jaques (voz, violão); Fernando Ávila (acordeon); Igor de Macedo (percussão); Cassio Silva (violino); David Garcia (violino); Cassiano Rocha (viola), e Ailton Abreu (violoncelo).

PROGRAMAÇÃO – ENCONTRO NACIONAL DE ACORDEON
Dia 18 de maio – Abertura
20h – Apresentação do grupo Arte Gaúcha de São Leopoldo.
20h30min – Mesa Redonda – Tema: “O ensino e a prática do acordeon na realidade brasileira: reflexões e perspectivas”.
Participantes: Toninho Ferragutti (SP), Renato Borghetti (RS) e Oscar dos Reis (RS).
Mediador: Professor Fernando Ávila
Local: Teatro Municipal de São Leopoldo – Rua Osvaldo Aranha, 934 – Centro – SL.

Dia 19 de maio – MASTERCLASS – 10h às 17h30min
Ministrante: Toninho Ferragutti
Carga horária: 5 horas
Público-alvo
Indicado para instrumentistas que possuam acordeon no modelo baixo standard (acordes e notas), podendo ser de 120 ou 80 baixos e com teclado na mão direita.
Local: Sesc Canoas – Sala Multiuso – Av. Guilherme Shell, 5340 – Centro – Canoas – RS
Conteúdo programático
-Princípios básicos de harmonia e encadeamento harmônico;
-Técnica de fole;
-Elaboração de arranjos para acordeon solo e acompanhamento;
-Formação de repertório.

Dia 19 de maio – 20h – Sarau de Acordeon
O sarau tem como objetivo oportunizar aos participantes do I Encontro Nacional de Acordeon, a apresentação de uma peça instrumental em performance solo, para os participantes do evento e comunidade em geral.
Local: Teatro Municipal de São Leopoldo
Rua Osvaldo Aranha, 934 – Centro

Dia 20 de maio – Workshop com Toninho Ferragutti
Das 15h às 17h
Local: Teatro Municipal de São Leopoldo – Rua Osvaldo Aranha, 934 Centro – SL.
Público-alvo
Acordeonistas profissionais e estudantes do instrumento
A atividade contará com a participação de Toninho Ferragutti, que propõe uma troca de experiências com os interessados, respondendo perguntas a respeito da profissão e carreira. Serão abordados assuntos sobre o instrumento, questões mais abrangentes a respeito do universo musical e áreas de atuação.
Não será necessário levar instrumento.

Dia 20 de maio – 20h – Concerto de Encerramento
Concerto de Toninho Ferragutti, acompanhado do Quinteto de Cordas PRESTO.
Abertura do concerto: Oficina de Acordeon Presto formada por 30 participantes.
Local: Teatro Municipal de São Leopoldo – Rua Osvaldo Aranha, 934 – Centro – SL.

Inscrições: (51) 3037.7784

teste
TAGS: Acordeon,

  Veja também

Luiz Carlos Borges

Tem Luiz Carlos Borges In Concert dias 29 e 30 no Theatro São Pedro

Um dos ícones da música regional gaúcha, Luiz Carlos Borges subirá mais uma vez ao palco de luxo do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dessa vez em dose dupla. Dias 29 e 30 de abril, às 21 horas ele apresentará o espetáculo Luiz Carlos Borges In Concert, onde fará o lançamento do álbum DoseDupla….

Márcia Freitas fará show dia 26

CD e DVD da 30ª Moenda serão lançados dia 26 de abril

No dia 26 de abril será lançado o CD e o DVD da 30ª Moenda da Canção e 6ª Moenda Instrumental com show da patrulhense Márcia Freitas (uma das premiadas no festival) e convidados, no Estrada Velha Pub e Chopperia. Lembrando que as inscrições para a 31ª Moenda e 7ª Moenda Instrumental vão até 4…

Triagem Sapecada

Definidas as músicas da 25ª Sapecada da Canção

Já estão definidas as músicas que participarão da edição de bodas de prata da Sapecada da Canção Nativa, que ocorrerá dia 12 de junho, no Parque Conta Dinheiro, junto com a 29ª Festa Nacional do Pinhão. A triagem, aberta ao público, ocorreu no CTG Barbicacho Colorado, e foi realizada pelos jurados Rafael Machado, Gabriel Selvage,…

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vertentes