É campeão: Campo Bom vence o Festmirim pela terceira vez

por ABC do Gaúcho
Mirim do M'Bororé
crédito: Fábio Engers/Divulgação

Mais duas vitórias reforçam a fama de Campo Bom como a “capital estadual da dança tradicionalista”. Pois nesse domingo a cidade conquistou mais dois títulos estaduais: os de campeão e vice do 22º Festmirim, Festival Estadual Mirim, realizado em Santa Maria. O primeiro lugar ficou com o CTG M’Bororé (vice em 2015) e o segundo, com o Guapos do Itapuí (campeão em 2013 e 2015). Essa dobradinha foi comemorada mais uma vez pelas torcidas da cidade, que também é tri-campeã do Juvenart (2013, 2014 e 2015), com o M’Bororé. E por falar em Juvenart, os grupos da cidade estão à mil nos ensaios para tentar mais um título na próxima semana! *Confere abaixo o vídeo da apresentação de domingo do M’Bororé.

Além dos títulos de campeão e vice, os CTGs de Campo Bom também foram premiados nas coreografias de entrada e saída desse Festmirim. “Outro ponto interessante é que fomos a única cidade do RS com três representantes na finalíssima do Fest Mirim 2016. O Palanques (CTG Palanques da Tradição) também se classificou para domingo”, disse orgulhoso o vice-prefeito de Campo Bom, Marcos Riegel, que lembra que no Enart (festival estadual da categoria adulta) a cidade já teve títulos de 3º lugar com o M’Bororé (2001), e foi vice-campeão com o Guapos, em 2013.
.
TRADIÇÃO VEM DE TRABALHO DE BASE: é preciso lembrar que não é a toa essa tradição campeã na dança, da cidade. Há mais de 20 anos a professora Rejane Modinguer realiza um belo trabalho com a criançada da cidade, formando muitos grupos mirins nas escolas. A fórmula deu tão certo que a cidade implantou o ensino da dança nas escolas, oficialmente, e hoje a maioria tem seu grupo de dança mirim. Esse grupos servem como uma “categoria de base” para os CTGs: os estudantes acabam migrando para as entidades tradicionalistas, e o resultado tem sido premiado pelos palcos do Rio Grande!.

VENCEDORES – 22º FESTMIRIM

DANÇAS TRADICIONAIS Força A:
1° CTG M’Bororé, Campo Bom;
2° CTG Guapos do Itapuí, Campo Bom;
3° CTG Gildo de Freitas, Porto Alegre;
4° CTG Cel. Chico Borges, Sto. Antônio da Patrulha;
5° GAT Estampa Gaudéria, Xangrilá;

MELHOR ENTRADA
1º CTG M’Bororé, Campo Bom
2º CTG Ronda Charrua, Farroupilha
3º GDF Os Farroupilhas, Santo Ângelo

MELHOR SAÍDA
1º CTG Guapos do Itapuí, Campo Bom
2º GAT Estampa Gaudéria
3º M’Bororé, Campo Bom

DANÇAS TRADICIONAIS Iniciantes:
1° CTG Turíbio Veríssimo;
2° GF Chaleira Preta;
3° DTCE Marcas do Pampa;
4° CTG Moacir da Motta Fortes;
5° CTG Sentinela do Sinos.

*No vídeo, a coreografia de entrada do M’Mororé, premiada no Festmirim e que fala dos imigrantes que chegaram ao Estado:

*NO vídeo, um das danças apresentadas na final, pelo CTG M’Bororé:

teste
TAGS: Campo Bom, dança mirim, Festmirim, Guapos do Itapuí, M´Bororé, tradicionalismo,

  Veja também

Márcia Freitas fará show dia 26

CD e DVD da 30ª Moenda serão lançados dia 26 de abril

No dia 26 de abril será lançado o CD e o DVD da 30ª Moenda da Canção e 6ª Moenda Instrumental com show da patrulhense Márcia Freitas (uma das premiadas no festival) e convidados, no Estrada Velha Pub e Chopperia. Lembrando que as inscrições para a 31ª Moenda e 7ª Moenda Instrumental vão até 4…

Triagem Sapecada

Definidas as músicas da 25ª Sapecada da Canção

Já estão definidas as músicas que participarão da edição de bodas de prata da Sapecada da Canção Nativa, que ocorrerá dia 12 de junho, no Parque Conta Dinheiro, junto com a 29ª Festa Nacional do Pinhão. A triagem, aberta ao público, ocorreu no CTG Barbicacho Colorado, e foi realizada pelos jurados Rafael Machado, Gabriel Selvage,…

Painel Chamamé

Painel debaterá a influência do Chamamé na formação da Identidade Musical do RS

A influência do Chamamé na formação da Identidade Musical do RS será tema do Painel Cultural, dia 25 de março, das 15h às 18h, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. A inscrição é gratuita e os painelistas serão o historiador Luiz Cláudio Knierim, o Gestor Público e Especialista em Políticas de Fomento…

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vertentes