Concerto reúne Yamandu Costa, Ernesto Fagundes, orquestra e coral

por ABC do Gaúcho
Yamandu, Ernesto e orquestra
crédito: Divulgação

Mas que tal um concerto de Natal com sotaque bem gaúcho, com um mestre do violão, outro do bombo leguero, mais orquestra e coral? Pois assim será o 7º Natal Sinos em São Leopoldo, dia 22 de dezembro, com as participações mais que especiais de Yamandu Costa e Ernesto Fagundes, ao lado da Orquestra Unisinos Anchieta e Coral Unisinos. Será na Praça Tiradentes (em frente à Igreja da Matriz), às 20h30, e com entrada franca! A realização é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio da Unisinos e Sindilojas, e em caso de chuva será transferido para o Santuário Padre Reus.

Essa é a sexta vez que Yamandu e Ernesto se apresentam juntos com orquestra, sendo que uma delas foi no Canadá. “Tocamos com a do Theatro São Pedro em Poa e Pelotas. Fizemos em São Paulo com a Orquestra Mato Grosso e no Canadá com a Orquestra Filarmônica de Calgary. Mas também já fizemos com a Orquestra Unisinos ali no Santuário do Padre Réus, em São Leopoldo”, relembra Ernesto, que adianta também como será o repertório do concerto: “As músicas fazem parte do Concerto Fronteira, criado pelo Yamandu com arranjos da Elodie (mulher dele) e instrumentista do Violão. Vai ter improviso também de bombo e violão. E o maestro vai colocar canções natalinas no roteiro geral do espetáculo”, adianta o músico.

SOBRE OS ARTISTAS

Yamandu Costa: Desde 2001, ano em que venceu o Prêmio Visa, vem conquistando os palcos, tanto como solista, quanto com formações diversas. Apresenta-se com orquestras brasileiras e internacionais, como Orquestra Nacional da França, Orquestra de Paris, Orquestra, MDR Leipzig Radio Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Filarmônica de Calgary, assim como com regentes consagrados: Kristjan Jarvi, Kurt Mazur, Roberto Minkzuc, entre outros. Possui uma discografia extensa, que revela gravações com sumidades da história da música brasileira, como Dominguinhos e Paulo Moura. Yamandu é hoje uma das maiores referências mundiais do violão de sete cordas.

Ernesto Fagundes: É cantor, percussionista, compositor, produtor e radialista. Sua história artística começou quando descobriu e se encantou com o som forte do bombo leguero, instrumento argentino popularizado na música folclórica por artistas como Mercedes Sosa. Em família, ao lado do pai, Bagre Fagundes, e do irmão, Neto Fagundes, Ernesto soube desde muito cedo a importância que a música teria em sua vida, e foi com o bombo leguero que ele participou das primeiras edições dos festivais nativistas nos anos 80.

Orquestra Unisinos Anchieta: Com o objetivo de mostrar uma programação artística diversificada, a Orquestra Unisinos Anchieta, fundada em 1996, pelo Maestro José Pedro Boéssio, atende a diferentes perfis de público, sempre na busca por renovar abordagens e leituras musicais. A proposta vai além da apresentação da orquestra, ela visa garantir outras linguagens vinculadas às raízes musicais brasileiras e ao repertório de importantes compositores populares. Vencedora do Prêmio Açorianos de Música, em 2005, a orquestra apresenta ao público o diferencial de espetáculos com inclusão de outras linguagens cênicas, tais como, teatro, dança e artes plásticas. A direção artística e regência da orquestra estão sob a responsabilidade do maestro Evandro Matté.

SERVIÇO
O quê: 7º Natal Sinos – São Leopoldo
Quando: 22 de dezembro (quinta-feira), a partir das 20h30
Onde: Praça Tiradentes (em frente à Igreja da Matriz)
Atrações: Orquestra Unisinos Anchieta e Coral Unisinos, com regência de Evandro Matté e participação especial de Ernesto Fagundes e Yamandu Costa
Quanto: Entrada franca
OBS: Pede-se ao público trazer cadeiras. Outras informações podem ser obtidas junto ao Sesc São Leopoldo (Rua Marquês do Herval, 784), telefone (51) 3592-2129.

teste
TAGS: concerto, Ernesto Fagundes, Yamandu Costa,

  Veja também

Luiz Carlos Borges

Tem Luiz Carlos Borges In Concert dias 29 e 30 no Theatro São Pedro

Um dos ícones da música regional gaúcha, Luiz Carlos Borges subirá mais uma vez ao palco de luxo do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dessa vez em dose dupla. Dias 29 e 30 de abril, às 21 horas ele apresentará o espetáculo Luiz Carlos Borges In Concert, onde fará o lançamento do álbum DoseDupla….

Márcia Freitas fará show dia 26

CD e DVD da 30ª Moenda serão lançados dia 26 de abril

No dia 26 de abril será lançado o CD e o DVD da 30ª Moenda da Canção e 6ª Moenda Instrumental com show da patrulhense Márcia Freitas (uma das premiadas no festival) e convidados, no Estrada Velha Pub e Chopperia. Lembrando que as inscrições para a 31ª Moenda e 7ª Moenda Instrumental vão até 4…

Triagem Sapecada

Definidas as músicas da 25ª Sapecada da Canção

Já estão definidas as músicas que participarão da edição de bodas de prata da Sapecada da Canção Nativa, que ocorrerá dia 12 de junho, no Parque Conta Dinheiro, junto com a 29ª Festa Nacional do Pinhão. A triagem, aberta ao público, ocorreu no CTG Barbicacho Colorado, e foi realizada pelos jurados Rafael Machado, Gabriel Selvage,…

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vertentes