Com o violão também se dança com Marcello Caminha

por ABC do Gaúcho
Novo CD de Marcello Caminha
crédito:

Bem interessante e sugestivo o nome do novo trabalho do violonista, cantor e compositor Marcello Caminha: “Com violão também se dança”. O CD tem 14 faixas, e tem como objetivo principal a valorização dos ritmos musicais rio-grandenses, com ênfase especial nos gêneros dançáveis, alguns já esquecidos, tocados nos bailes antigos. Para isso, é utilizado o Violão Dinâmico, um tipo de instrumento muito usado nas décadas passadas, hoje em desuso nos palcos. Um violão especial foi construído para o CD, mantendo todas as características originais, somadas às novas técnicas de luthieria e equipamentos modernos. O trabalho pode ser adquirido pelo site www.marcellocaminha.com.

Vários artistas rio-grandenses utilizaram o Violão Dinâmico. Talvez o principal deles, porque usava o instrumento para solos, foi Antoninho Duarte, o primeiro violonista a gravar discos com solos de violão na música gaúcha. Antoninho Duarte, deixou vários discos gravados entre 1960 e 1980. O projeto “Com violão também se dança”, propõe uma homenagem ao músico e compositor Antoninho Duarte através da linguagem a que se propõe, dentro das 14 faixas, todas da autoria de Marcello Caminha.

Marcello Caminha é violonista, compositor e médico Veterinário, natural de Bagé/RS. Atua na música nativista do Rio Grande do Sul desde 1985. Tem 12 discos gravados, 2 DVDs e um livro publicado. Apresentou-se por quatro vezes na Europa e em vários Estados brasileiros. Já gravou e atuou ao lado de grandes nomes da música gaúcha. Desde 2001 reside em Porto Alegre, onde dedica-se ao Projeto Violão Gaúcho, que consiste em atividades de shows, oficinas, aulas de violão e palestras motivacionais, tudo em torno da aplicação deste instrumento na música gaúcha.

*Com informações da assessoria de imprensa de Marcello Caminha

teste
TAGS: Marcello Caminha, violão,

  Veja também

Luiz Carlos Borges

Tem Luiz Carlos Borges In Concert dias 29 e 30 no Theatro São Pedro

Um dos ícones da música regional gaúcha, Luiz Carlos Borges subirá mais uma vez ao palco de luxo do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dessa vez em dose dupla. Dias 29 e 30 de abril, às 21 horas ele apresentará o espetáculo Luiz Carlos Borges In Concert, onde fará o lançamento do álbum DoseDupla….

Márcia Freitas fará show dia 26

CD e DVD da 30ª Moenda serão lançados dia 26 de abril

No dia 26 de abril será lançado o CD e o DVD da 30ª Moenda da Canção e 6ª Moenda Instrumental com show da patrulhense Márcia Freitas (uma das premiadas no festival) e convidados, no Estrada Velha Pub e Chopperia. Lembrando que as inscrições para a 31ª Moenda e 7ª Moenda Instrumental vão até 4…

Triagem Sapecada

Definidas as músicas da 25ª Sapecada da Canção

Já estão definidas as músicas que participarão da edição de bodas de prata da Sapecada da Canção Nativa, que ocorrerá dia 12 de junho, no Parque Conta Dinheiro, junto com a 29ª Festa Nacional do Pinhão. A triagem, aberta ao público, ocorreu no CTG Barbicacho Colorado, e foi realizada pelos jurados Rafael Machado, Gabriel Selvage,…

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vertentes