Paulo de Freitas Mendonça

Paulo de Freitas Mendonça

Paulo de Freitas Mendonça falará sobre a arte da pajada, poesia oral improvisada, pela América Latina. Pajador, poeta, jornalista, compositor, radialista, pesquisador do folclore, da poesia oral improvisada e da Décima Espinela. Diretor do Jornal do Nativismo, que tem 28 anos de atuação, possui 2 livros de poemas e participa de antologias no Brasil e exterior, e 5 discos de pajadas: Pajadas e Poesias – Pajadores Sem Fronteiras – Pajadores do Brasil – Pajadores de Três Pátrias – Tributo a Jayme Caetano Braun. Participa de diversos discos de artistas de renome do Brasil e do exterior e atua como pajador e palestrante no Brasil, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Panamá, Argentina, Chile, Portugal e Espanha. Membro da Estância da Poesia Crioula, do Comitê Internacional da Poesia Oral Improvisada, da Casa do Poeta São-pedrense e da Associação de Trovadores Luiz Muller. É o único brasileiro a ganhar o Troféu “Condor de Fuego” da “Asociación Estampas y Memórias” - Argentina. Ganhou a medalha Jayme Caetano Braun da União Brasileira de Trovadores e a medalha Jayme Caetano Braun da Casa do Poeta Rio-grandense. Consagrado nacionalmente pela Comissão Gaúcha do Folclore e pela Comissão Nacional do Folclore, com o título de Amigo do folclore. Foi premiado em diversos festivais de música do Brasil. Tem atuado com improvisadores brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, porto-riquenhos, mexicanos, galegos, espanhóis, cubanos, portuguêses, panamenhos, canários, venezuelanos, bascos, italianos, norte-americanos.

  Postagens de Paulo de Freitas Mendonça

thumb image

Banquinho Tipo Exportação

Embora este texto seja postado somente agora em 2017, o escrevo quando estou de malas prontas para mais uma turnê pelo Chile, de 10 a 20 de novembro de 2016, este glorioso ano, considerado pelos místicos como ano da sabedoria, regido pelo arcano maior do tarô, “o Eremita”, este que professa o amor à solidão,…

 
thumb image

A Improvisação no Período Farroupilha

O gaúcho, desde sempre, possui uma tendência à poesia oral improvisada por vários motivos. Os campos largos, a natureza exuberante, a solidão dos caminhos, o anseio de liberdade, a disputa de território, as guerras de fronteira são alguns dos fatos que levam o homem da pampa a ter uma forma de expressar seu sentimento. Além…

 
thumb image

Entre Floreio e Pajada

Com o advento do desencarne de Gustavo Guichón, na Argentina, dia 26 de julho de 2016, vem à tona um termo e a necessidade de esclarecimento. O que é floreio (floreo, em espanhol) e o que diferencia um floreio de uma pajada? (É importante não confundir com floreo mexicano que é uma atividade de manuseio…

 
thumb image

Canto Improvisado da América perde a Gustavo Guichon

Hoje, dia 26 de julho de 2016, o canto improvisado da América do Sul perde um dos seus grandes protagonistas, o payador uruguaio Gustavo Guichon. Ele, ao voltar de algumas atuações na Bolívia, para cidade de Villa Maria de Rio Seco, em Córdoba, na vizinha nação Argentina, sofre um infarto na cidade de General Güemes,…

 
thumb image

O Homem de Marte Está Confuso

No primeiro texto me comprometo a “escrever ao homem de marte”. Esta expressão é uma metáfora usada nos meios acadêmicos para definir o formato que deve ter o texto de um jornalista. Precisa considerar que seu leitor não tenha conhecimento anterior sobre a sua abordagem e, assim, dar-lhe todas as informações para sua compreensão. É…

 
thumb image

O improviso na Polca de Relação

A Polca de Relação (polca de relación, em espanhol) é também conhecida no Rio Grande do Sul como “meia-canha” ou “meia-cana”, ou ainda “polca de cantar” e “havanera das damas”, em algumas regiões do Estado. Em São Paulo, na região desbravada pelos tropeiros, esta dança é conhecida como “guitarra” por influência espanhola, na citação “pare…

 
thumb image

Os mestres Improvisadores

As manifestações religiosas praticadas pelos católicos no período natalino são conhecidas como Cantigas de Reis, Reisadas, Folias de Reis, Terno de Reis, Cantoria de Reis, Chegadas dos Santos Reis, Cheganças, etc… Quando da fixação do nascimento de Cristo em de 25 de dezembro adota-se o dia 06 janeiro como a data de visitação dos Reis…

 
thumb image

Os Cantores do Divino Improvisam

Na exposição passada falo sobre os tipos de improvisação no Rio Grande do Sul, introduzindo o texto citando os cantadores do divino como improvisadores. O “homem de marte” deve estar se perguntando quem são os cantores do divino? Por isso é importante explicitar que com colonização hispano lusitana na América são introduzidas tradições importantes da…

 
thumb image

Trova e Pajada: diferenças e semelhanças

O Rio Grande do Sul possui, além dos cantores do divino que também são improvisadores, suas mais reconhecidas artes como improvisação na trova e na pajada. Na pajada ainda engatinhamos enquanto seu formato estético, haja vista que foi resgatada faz muito pouco tempo e ainda se improvisa somente em décima, mas a trova possui um…

 
thumb image

Paya, Payada e Pajada

A declaração da pajada como Patrimônio Cultural do Mercosul, automaticamente reconhece a todas as formas de improvisação do bloco, mas os chilenos, cuja nomenclatura desta arte é “paya”, preferem solicitar um reconhecimento com o nome pelo qual é conhecida a improvisação naquele país. A oficialização da Paya acontece naturalmente no dia 03 de maio de…

 
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.