Maurício Marques

Maurício Marques

Maurício Marques falará sobre música, suas técnicas e peculiaridades e estilos. Mestre em Composição pela UFRGS e Formado em Violão na UFPEL, ele é compositor, professor de musica, arranjador e instrumentista, com trabalho voltado á Música Brasileira. Vencedor de inúmeros festivais de música, já foi condecorado com o Troféu Milton de Lemos (1998), Troféu Vitória (1998), Prêmio Açorianos de Música (2004) pelo seu disco “Cordas ao Sul” e escolhido para participar do 7º Prêmio Visa de Música Instrumental Brasileira, (2004), Projeto Rumos Itaú Cultural (2005), Violões do Brasil (2005) ao lado de Paulo Belinati, Duo Assad, entre outros. Já teve composições gravadas e defendidas e festivais por importantes cantores, como Renato Braz e Victor Hugo. Também teve arranjos gravados pelo grupo MPB4. Integrou o Quarteto Maogani entre 2005 e 2013. Em 2009 tem um livro com suas composições editado na França pela Editora Henry Lemoine (coleção Sergio Assad). No mesmo ano lança seu disco Milongaço, premiado no Açorianos de Música. Trabalha na produção de composições para Violão de Oito Cordas e apresenta-se em formato solo e em grupo, tendo por base a Música Brasileira, com muita técnica e arranjos elaborados.

  Postagens de Maurício Marques

thumb image

Sinceridade

Os que me conhecem sabem de minha posição sobre a música regional gaúcha, aos que não me conhecem digo que não sou um tradicionalista. Gosto das coisas novas, repensadas. Acho que a música deve ser representativa de algo ou de alguém, no caso, um compositor, um grupo etc. É inconcebível que a música regional seja…

 
thumb image

O violão gaúcho e suas identidades

O violão tal como conhecemos hoje, foi criação de um luthier espanhol chamado Antônio Torres, a pedido do maravilhoso Francisco Tárrega, ainda no sec. XIX. Antes disto tínhamos a guitarra Romântica, a Guitarra Barroca, a Vihuella, enfim, uma variantes infindáveis, como diferentes afinações, tamanhos e números de cordas indefinidos. A historia guarda nomes como Mauro…

 
thumb image

Mas Bah!

Ola! Primeiramente vou quebrar o protocolo e a forma da escrita de meu texto para me apresentar. Comprimento aos leitores dizendo que este é o primeiro texto que escrevo para este site, a convite da minha amiga Tania Goulart. Quero dizer que fiquei muito feliz e honrado com o convite e me coloco à disposição…

 
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.