Luiz Carlos Borges

Luiz Carlos Borges

Compositor, acordeonista, violonista e cantor, Luiz Carlos Borges falará sobre música e folclore na América-latina. Nascido na Vila Seca, 4º distrito de Santo Ângelo das Missões, Luiz Carlos Borges vem de uma família de músicos e começou a tocar ainda na infância. Por mais de duas décadas dedicou-se ao Conjunto Irmãos Borges, animando bailes e festas por todo o RS. Sua carreira solo teve início em 1979, quando interpretou Tropa de Osso, premiada na 9ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana. Foi um dos idealizadores do festival Musicanto Sul-Americano de Nativismo. Foi também presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore –IGTF- 2003/2006. Já fez mais de 15 turnês pela Europa. Participou dos CDs -“Mercedes Sosa” En Vivo- 2002 e do derradeiro projeto da amiga, intitulado Cantora (CD e DVD). Com mais de trinta discos gravados, entre LP’s e CD’s, Luiz Carlos Borges segue construindo uma carreira sólida, de reconhecimento nacional e internacional. Os dois primeiros LPs, gravados na Argentina (1973 e 76), foram em parceria com seus irmãos Antonio e Albino. Seu primeiro LP carreira solo, entitula-se Tropa de Osso. Gravou nove LPs, mais de vinte CDs e tem participação, quase incontável, em discos de amigos e colegas músicos. Luiz Carlos Borges destaca-se também como produtor. Em 2015 foi venceu todas as categorias do Prêmio Açorianos de Música, no Gênero Regional.

  Postagens de Luiz Carlos Borges

thumb image

Canto de Interior

Chegou o DVD Canto de Interior, que tem o comando da voz, inconfundível, da cantora Shana Müller. Acompanhei desde o início o seu trabalho na escolha de repertório, na difícil tarefa de eleger convidados, no cuidado com figurino (aliás, trata isso como poucos), na seleção de pessoal para os diversos setores que compõem a gravação…

 
thumb image

Nini Flores (ou Chamamé de Guerra)

Há uns 10 anos atrás o Yamandu Costa me ligou e disse: -Véio, tu tem de conhecer os correntinos, o Duo Rudi y Nini Flores. E eu respondi: -Bah, conheço muito, tenho um montão de gravações deles. É uma maravilha. E ele me retrucou: -Mas conhece pessoalmente? -Não, ainda não! -Então trata de conhecer. Eu…

 
thumb image

Antes e depois de Tropa de Osso…

Inverno de 1979, final de julho, por volta das 18 horas de uma fria tarde santa-mariense, chegando à antiga Biblioteca Pública e centro cultural da cidade, na praça central ou popularmente, Praça do Chafariz, encontrei-me pela segunda ou talvez terceira vez, com Humberto Gabbi Zanatta. Um rápido aperto de mãos, alguns sorrisos e ele foi…

 
thumb image

A estrada ensina!

Diz a Tânia que o AGORA VAI deu certo, que rendeu boas curtidas e que muitos leitores e seguidores acessaram a página. Que bom. Isso me anima muito. Depois da estreia no ABC do Gaúcho, já fizemos mais de cinco mil quilômetros pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também pela vizinha e hermana…

 
thumb image

Agora vai

O convite da amiga e comunicadora Tânia Goulart para escrever e, se possível, manter uma coluna no espaço que hora está sendo relançado com cara nova, como site, me pegou num daqueles momentos de serenidade e sem vontade de falar a palavra Não! Daí aceitei o desafio. Ela pediu que assinasse pelo menos uma coluna…

 
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.