A capital da música missioneira

Noel, Jayme e Ortaça

Tu sabias que São Luiz Gonzaga é a “Capital Estadual da Música Missioneira”? A Assembleia Legislativa aprovou – por unanimidade o projeto de lei 72/2012,com a proposição que homenageia a vocação musical missioneira, que tem como características o canto de protesto, luta e qualidade, acima de tudo.
O projeto usa como argumento que São Luiz é a cidade onde nasceram ícones da música gaúcha Jayme Caetano Braun, Noel Guarany e Pedro Ortaça – que juntos com outro missioneiro, Cenaír Maicá, foram os maiores divulgadores da música missioneira. A cidade, inclusive tem, entre seus pontos turísticos uma estátua de Jayme Caetano Braun (com 12 metros de altura), inaugurada em 2009.

Noel, Jayme e Ortaça, os filhos da terra homenageada
Na época em que foi oficializada a homenagem, justificando a proposição do Projeto de Lei nº 172 /2012, seu autor, argumentou e homenageou os quatro importantes nomes das missões: “São da região das Missões os quatro músicos, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Pedro Ortaça – nascidos em solo São-luizense – e Cenair Maicá, que através da música contaram e cantaram as suas histórias de luta, garra e superação. Foram denominados os Quatro Troncos da Cultura Missioneira criando uma marca na cultura musical gaúcha, a Identidade Musical Missioneira. Nada mais justo do que conceder para a cidade de São Luiz Gonzaga esse título”.

Dos quatro homenageados, o único que vive é o compositor Pedro Ortaça, que muito sucesso faz com seus shows levando a música missioneira por todo o País. São Luiz Gonzaga, cidade, de 34 mil habitantes, tem 370 músicos cadastrados e mais de mil jovens participando de grupos musicais

teste
TAGS: